Menu

quarta-feira, 12 de março de 2014

O significado do triângulo

Por quê um triângulo?


Desde que fiz a tatuagem do triângulo, muitos me perguntam isso; e eu sempre disse que um dia explicaria, então, aqui está. Vou tentar resumir.

Antes de mais nada, eu sempre fui fascinado por formas geométricas (acho que isso fica bem claro pelo design desse site), principalmente triângulos. Na História, teve incontáveis significados para os mais diferentes povos e organizações: egípcios, celtas, até mesmo para a Igreja. Mais do que qualquer outra forma geométrica, várias imagens podem ser relacionadas de forma figurativa com um triângulo, desde a simples seta até os sexos biológicos.

O triângulo que agora é meu símbolo, com um corte no meio e com traços simples, é uma representação do Olho que Tudo Vê em conjunto com o meu número, o 237. A figura é composta por 2 partes, tendo 3 lados (se visto como uma figura única) e 7 lados se visto como partes separadas. É um triângulo sobre uma base quadrada, logo, uma pirâmide.

Existe uma forte noção de equilíbrio e estabilidade na figura da pirâmide que é inegável, basta ter como exemplo a Grande Pirâmide de Gizé. Mesmo depois de milênios, permanece em pé e com poucas cicatrizes do tempo. Sua imutabilidade incrível, como se sempre tivesse feito parte do deserto em que se encontra. Quanto ao Olho que Tudo Vê, eu o estilizei ao meu próprio ver. Na minha representação, é a noção de que existe muito além do que os olhos podem -ou conseguem- ver, o metafísico. Não de uma forma religiosa, mas como uma lição de ir além do óbvio, observar mais afundo, valorizar a sabedoria antes das aparências, sempre questionar, sempre manter a curiosidade e tomar isso como prioridade, mantendo esse ideal firme mesmo com intempéries da vida, como A Grande Pirâmide.


Às vezes me pergunto por que crio essas simbologias para coisas que são importantes pra mim. Eu realmente não sei como me responder a isso, acho que gosto de ser complicado e de transformar minha vida numa mitologia.

2 comentários:

  1. Realmente triângulos e pirâmides são muito interessantes (percebi agora que os dois tem acento com forma triangular, rsrs) Uma pirâmide seria um triângulo fora do papel. Muito legal o texto, bom de ler.

    ResponderExcluir
  2. Super gostei de como explicou. É bom quando tem um sentido para você <33 As que quero fazer também são importantes para mim e só para mim.

    ResponderExcluir